segunda-feira, 19 de abril de 2010

AULAS 1 E 2 DE LÍNGUA PORTUGUESA


Aula 01: 19/04/2010

1. Acolhida: Poesia “A Língua somos todos nós”

A Língua somos todos nós
E é também cada um de nós
Ela é de todos nós
E todos nos encontramos
E nos revelamos nela
Nossos desejos e vontades
Mágoas e alegrias
Fadiga e entusiasmo
Vitórias e fracassos
Ela é o que somos
E o que temos
Ela condena e perdoa
Proíbe e concede
Mede e finge
Mas também suaviza,
Consola, dá esperança
A Língua dá prazer,
Emoção,conhecimento
Sem ela não vivemos
Com ela estamos no mundo

Reflexão: Quando é que a Língua Condena? Perdoa? Proíbe? Concede? Finge? Emociona? Alegra? Ajuda?
Falar da importância da linguagem para entendimento entre os povos e para compreensão do mundo sob vários pontos de vista.

2. Divisão das Equipes de Trabalho da Semana: dinâmica “BATALHÃO”

Chamar 04 voluntários. Estes deverão convidar outros alunos para comporem seu grupo.
Cada aluno convidado deverá se posicionar em fila atrás daquele que o convidou.


Em seguida pedir que todos ao mesmo tempo virem para a esquerda.
Assim, novos grupos serão formados, evitando-se as famosas “panelinhas”.


3. Roda de Conversa:

a. Coordenação: Pauta do dia/ Cartaz: Mantenha a sala limpa/ Responsável pela placa do PSIU/ Responsáveis pela arrumação das carteiras/ Responsáveis pela limpeza da sala
b. Socialização: Mural “Espaço da Poesia” e Fichário “Crônicas e Cronistas”
c. Síntese: Preparar a síntese da aula passada
d. Avaliação: Criar um tipo de avaliação onde se use a linguagem não-verbal (gestos, desenhos, cores, números etc.)

4. Problematização das aulas 1 e 2:

Entregar 1 tarjeta para cada grupo, contendo as seguintes missões:

G1: Utilizando linguagem não-verbal, o grupo deverá criar e apresentar uma cena em que um motorista está perdido no trânsito e pede informações a várias pessoas para chegar a um determinado endereço.

G2: Utilizando linguagem verbal, o grupo deverá criar e apresentar uma cena em que, ao passar no sinal o motorista vê com desagrado a aproximação de um garoto que quer passar uma esponja no vidro.

G3: Utilizando linguagem formal, o grupo deverá criar e apresentar uma cena que envolva um motorista de ônibus e um proprietário de carro de luxo.

G4: Utilizando linguagem informal, o grupo deverá criar e apresentar uma cena que mostre uma blitz da Lei Seca em um ponto importante da cidade.

5. Teleaula: Aula 1

6. Leitura de Imagem: Cartaz com as perguntas “O QUE VIU?”; “O QUE OUVIU?”; “O QUE SENTIU?”

Bate-papo (preparação para a aula 3)

1. O funcionário não gostou de 2 coisas na fala do guardador. Quais foram?
2. O que você acha que o guardador vai fazer?
3. O guarda estava certo ao multar o gerente? Por quê?
4. Por que o gerente chama o guarda de “amigo” duas vezes na mesma frase?
5. Por que o guarda não gostou de ser chamado de amigo?
6. Que recurso o gerente usou quando a simpatia não deu certo?
7. O gerente estava certo?
8. Como você acha que o guarda vai reagir? O que ele vai responder?


7. Cenatexto: atividades do livro

8. Teleaula 2: O senhor sabe com quem está falando?

9. Leitura de Imagem: 04 cartazes rodízios*

PERSONAGENS AMBIENTE TEMPO LINGUAGEM


* Cada vez que a música parar, haverá troca de cartazes.
Obs: A troca de papéis (e falas) dos atores contribui para que os alunos consigam distingui-los de seus personagens.

10. Cenatexto: Leitura paragrafada com demarque das falas do narrador, do flanelinha, do jovem de terno, do gerente e do guarda e atividades do livro.

11. Dicionário: Pesquisar palavras que foram sublinhadas ao longo da leitura e registrá-las em blocão (10 folhas para cada letra do alfabeto).
Obs: O blocão ficará pendurado na parede.

12. Síntese

13. Percurso Livre de Português: Leitura de Crônicas (explorar o gênero crônica, apresentando suas marcas textuais e características: humor, assuntos do cotidiano, poucos personagens). Os textos se encontram no livro PERCURSO LIVRE DE LÍNGUA PORTUGUESA
G1: Farsas e Farsantes – Carlos Heitor Cony
G2: O Encontro – José Cândido de Carvalho
G3: O Homem que Odiava Ilhas – Paulo Mendes Campos
G4: O Estribo Prateado – Ledo Ivo

14. Avaliação:

Para expressar sua opinião a respeito dos cinco itens abaixo, na aula de hoje, associe a cada um deles um substantivo que nomeie um sentimento, uma característica, uma qualidade pessoal etc.

Os programas exibidos .............................................................................................................
As aulas do livro .......................................................................................................................
O conteúdo estudado ................................................................................................................
A explicação do professor ........................................................................................................
A participação da turma ...........................................................................................................

MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS AULAS 1 E 2: caixa de sapato forrada, crônicas xerocadas, imagens e biografias dos cronistas, contact transparente, cartaz com a poesia : A Língua somos todos nós/ cartaz com a poesia “Poesia” para colar no mural de poesias / 4 cartolinas + hidrocor + ilustrações = cantinho da poesia/ 1 folha de papel pardo para os dois cartazes de Leitura de Imagem/ 1 blocão (10 folhas para cada letra)/ TEXTOS do livros Antologia de Crônicas (Ediouro) recebido na semana de formação (Resende)/ 04 fichas de avaliação (1 para cada grupo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário