segunda-feira, 19 de abril de 2010

AULA 1 E 2 DE CIÊNCIAS


Aula 01: 20/04/2010

1. Acolhida: Poesia “Via Láctea” de Olavo Bilac em forma de jogral
2. Roda de Conversa
a. Coordenação: Pauta do dia/ Cartaz: Palavrinhas mágicas: Obrigado! Com licença! Por favor!/ Responsável pela placa do PSIU/ Responsáveis pela arrumação das carteiras/ Responsáveis pela limpeza da sala/ Recortar estrelas em 06 cores diversas de acordo com o número de alunos do dia.
b. Socialização: Mural “Ciências” / Mural “Equipes de Trabalho”
c. Síntese: Preparar a síntese da aula passada
d. Avaliação: Criar um tipo de avaliação onde se use o elemento ESTRELA.

3. Problematização: Teia semântica a partir da palavra CIÊNCIA.

4. Teleaula 1

5. Leitura de Imagem: 06 folhas com as seguintes palavras: VI, OUVI, CONCEITOS ABORDADOS, SENTIMENTOS PROVOCADOS, O QUE MAIS GOSTEI, O QUE APRENDI .
Solicitar que a turma se divida em seis equipes conforme as cores das estrelinhas.
Colocar cada cartaz em um canto da sala de aula.
Cada grupo se posicionará em frente de um cartaz para registro de suas observações.
Após um período, dê um comando para que os grupos troquem de cartaz e repitam a proposta de registro das observações em relação à teleaula.
Repetir esse movimento até que todos os grupos tenham trabalhado com todos os cartazes.
Realizar leitura coletiva dos painéis, contextualizando-os com o registro da teia semântica produzida na problematização.

6. Livro: As 04 equipes de trabalho lerão o capítulo 1 e farão os exercícios em conjunto. Após, faremos as correções coletivamente.

7. Experiência para cada equipe:

Um copinho descartável por equipe; um clipe ou alfinete; um pouco de água e um prato.

Procedimento: Apresente o material para os alunos e diga-lhes que devem prever o que vai acontecer com a capacidade de armazenar água, caso seja feito um furo na lateral do copo. Em seguida, convide cada equipe a apresentar suas conclusões e a explicá-las aos demais alunos.

Após os alunos já terem realizado a previsão, permita-lhes encher de água o copinho furado: muitos se surpreenderão ao ver que a água goteja pelo furo apenas até certa altura e, depois, ainda acima do nível do furo, ela pára inteiramente.

8. Teleaula 2

8.1 – Problematização: Convidar os alunos para que fechem os olhos e apontem para o Norte. Ao abrir os olhos, eles ficarão surpresos com o resultado, pois poucas pessoas têm ideia de sua orientação precisa e deve haver muitas repostas diferentes.

Agora perguntar (pode-se colocar as perguntas numa caixinha e sortear 03 para cada equipe de trabalho):

1. Onde o sol nasce?
2. Onde é o Norte?
3. A porta da entrada de sua casa está voltada para que direção?
4. O que ocorre com as estrelas ao longo de uma noite?
5. O que são astros celestes?
6. Por que não dá pra ver estrelas durante o dia?
7. Como os astros se movem no céu?
8. Qual é o movimento da Terra que causa repetição dos dias e das noites?
9. Por ver o sol nascer, você precisa olhar para leste ou oeste?
10. Para onde a lua e o sol vão quando não estão visíveis no céu?
11. O sol, a Terra, a lua e os demais planetas são astros?
12. O que é movimento de Rotação?

9. Teleaula 02

10. Leitura de imagem: Cartaz com substantivos relacionados a coisas que vimos nesta teleaula. Cada aluno escreverá, tomando cuidado para não repetir aqueles já escritos.

11. Experiência da laranja: Para que os alunos compreendam o movimento de rotação e as variações do dia e da noite, organize-os em grupos e dê a cada um deles: uma laranja, dois palitos de churrasco, 1 vela, 1 pires e 1 caixa de fósforos (ou lanterna).

a. Peça que os alunos espetem os palitos na metade da laranja.
b. Solicite que façam os números 1 e 2 em lados opostos da laranja.
c. Oriente-os a apontar o foco de luz para o número 1.
d. Peça que girem lentamente a laranja (aproveitando o palito) até completar uma volta (durante o movimento, os alunos devem observar o que ocorre com a sombra da laranja);
e. Em seguida, lance os seguintes questionamentos:

- O que representa cada um dos materiais utilizados na atividade?
- Que diferenças foram observadas em relação aos números 1 e 2?
- Que conclusões podem ser tiradas a partir dessa atividade?

13. Livro:
Os exercícios do livro serão divididos e todas as respostas compartilhadas com a turma.
G1: 1,2,3,4 G3: 8,9,10
G2: 5,6,7 G4: 11,12,13
14. Síntese
15. Percurso Livre de Matemática: xerox página 07 do livro Percurso Livre de Matemática / 16. Avaliação

MATERIAL NECESSÁRIO PARA AS AULAS 1 E 2 :

1. xerox da poesia “Via Láctea” – para todos os alunos
2. cd com música instrumental suave
3. 06 folhas de papel laminado de cores diferentes: vermelho, amarelo, azul, prata, verde e rosa.
4. 08 cartolinas da mesma cor
5. 4 folhas de isopor
6. cola
7. tesoura
8. hidrocor
9. 07 folhas de papel sulfite (A4) para a leitura de imagem das aulas 1 e 2
10. 04 copos descartáveis
11. 4 alfinetes
12. 1 garrafa com água
13. 4 pratos
14. 4 laranjas
15. 4 palitos de churrasco
16. 4 velas
17. 1 caixa de fósforo

Nenhum comentário:

Postar um comentário